Como Funciona

O IMCATE – Instituto de Mediação, Conciliação e Arbitragem Trabalhista e Empresarial recomenda o uso da Conciliação, Mediação e Arbitragem como meios adequados para solução de conflitos.

Cada alternativa tem as suas particularidades. Mas, em linhas gerais, a conciliação/mediação permite a resolução de diversos problemas sem recorrer às vias judiciais. Nesta prática, o conciliador/mediador não pode sugerir, em nenhum momento, soluções para que as partes cheguem a um consenso. Ele apenas as conduz para que cheguem a um acordo bom para ambos.

Recomenda-se o uso da Mediação quando os conflitos são subjetivos havendo relação contínua entre os envolvidos. Assim, o mediador estuda o conflito, as partes e constrói, em conjunto com as partes, uma ou várias alternativas de soluções, aliando equidade e buscando uma flexibilidade na negociação.

A Arbitragem, por sua vez, se propõe a solucionar os problemas de duas ou mais pessoas – físicas ou jurídicas –, com a presença de um árbitro acompanhando a conversa. Nesta prática, assim como na Conciliação/Mediação, o mediador do diálogo não pode exprimir suas opiniões sobre o assunto ou a respeito das partes.

O diferencial da Arbitragem para o processo jurídico tradicional situa-se no fato de que o árbitro é escolhido pelas pessoas envolvidas no litígio. Outro detalhe que merece destaque: as pessoas que fazem esse processo são especializadas com notório saber e extensa experiência nos problemas em questão a ser resolvido.

Associados / Parceiros / Patrocinadores / Apoiadores

logo-bottom-rma
logo-bottom-anefac
logo-bottom-pm
logo-bottom-amcham
logo-bottom-wtc


IMCATE – Instituto de Mediação, Conciliação e Arbitragem Trabalhista e Empresarial 

Rua Julio Gonzalez, 132 – 28º andar
São Paulo – SP
CEP 01156-060