Quem somos

O IMCATE – Instituto de Mediação, Conciliação e Arbitragem Trabalhista e Empresarial nasce com um propósito ímpar: mitigar os conflitos empresariais e familiares, por meio da mediação, conciliação e arbitragem e assim pacificar partes que estão em desavenças, buscando uma decisão consensual. O uso destes instrumentos legais possibilita redução de custos e de tempo.

Para tanto, promove o uso de instrumentos legais para a resolução dos processos judiciais, além de fornecer estrutura e profissionais capacitados para lidar com negociações, conciliações, mediações e arbitragens.

Procura, com isso, solucionar questões, tendo como base interesses e critérios comuns sempre apoiados nas práticas éticas, sustentáveis e de governança com confidencialidade e respeito à diversidade.

A negociação, conciliação e a mediação buscam, por meio de um profissional isento, reconciliar, harmonizar e apaziguar situações que geraram desacertos. Já na arbitragem, o profissional responsável pela decisão é uma terceira parte com independência e conhecimento da área que arbitra a solução aos envolvidos.

Os trabalhos de conciliação/mediação são regidos por princípios:

  • Voluntário: as pessoas participam de forma voluntária para a resolução do problema.
  • Confidencialidade: tudo o que for tratado na mediação fica restrito ao processo. Mediadores e observadores não podem ser testemunhas em outros processos.
  • Imparcialidade: os mediadores terão condutas imparciais para resolver as questões.
  • Autodeterminação: na mediação, acredita-se que as partes envolvidas podem encontrar a solução e estabelecer acordos.
  • Boa-fé: confiança nas boas práticas de um processo de mediação.

Associados / Parceiros / Patrocinadores / Apoiadores

logo-bottom-rma
logo-bottom-anefac
logo-bottom-pm
logo-bottom-amcham
logo-bottom-wtc


IMCATE – Instituto de Mediação, Conciliação e Arbitragem Trabalhista e Empresarial 

Rua Julio Gonzalez, 132 – 28º andar
São Paulo – SP
CEP 01156-060